Yelawolf


                                                                Biografia


Michael Wayne Atha nascido em 30 de dezembro de 1979, filho de pai ausente e mãe garçonete. Yelawolf também conhecido como Catfish Billy nasceu em Gadsden, Alabama. Ele passou grande parte de sua infância em várias localidades ao redor do sul dos Estados Unidos, incluindo Baton Rouge, Louisiana, Atlanta, Georgia, e Antioch, Tennessee. Ele também viveu por um tempo em Berkeley, Califórnia, onde acampava como uma pessoa sem-teto no Parque do Povo. Atha é de ascendência caucasiana e Cherokee, e o nome Yelawolf é uma referência às suas raízes nativa americanas. Yelawolf é um habilidoso skatista e desejava uma carreira de skate profissional, mas foi forçado a abandoná-la devido a lesões. Enquanto tentava se manter à tona em uma turbulenta e confusa vida familiar pelo abuso de drogas e álcool, ele se deparou com o rap no Tennesee e logo se tornou uma obsessão, junto com o rock clássico (Lynard Skynard, Pink Floyd, The Allman Brothers) que ele foi criado.

Em entrevista a revista Exclaim!, Atha fala de quando ele escreveu seu primeiro rap e suas primeiras influências, "Eu me lembro que eu escrevi na quinta série. Eu queria fazer algo parecido com Ice Cube e N.W.A. e toda essa merda gangster que estava saindo da Costa Oeste na época". Atha viria a ser suspenso da escola por causa do conteúdo das letras de seu primeiro rap, quando ele foi pego escrevendo-as dentro da sala. Atha explica como sua mãe o defendeu, lutou contra esta decisão e apoiou a sua expressão criativa, "Minha mãe me levou de volta à escola no dia seguinte e pediu para que eu não suspendido e que deixassem eu me expressar. A partir deste momento foram várias tentativas frustadas de conseguir se lançar no meio, Yelawolf viu que não seria fácil.

Entre idas e vindas, Atha lançou em 2005 o seu primeiro álbum "Creek Water" de forma independente, o álbum não consiguiu vendas expressivas.
Em 2007 assinou contrato com a Columbia Records, mas foi liberado da gravadora (que vinha sofrendo com problemas internos) no mesmo ano. Então em 2008 lançou a mixtape "Ball of Flames: The Ballad of Slick Rick E. Bobby" que continha uma faixa com a participação do também novato rapper B.O.B.
No ano de 2009 ele lançou uma mixtape numa espécie de tributo ao rock, chamada "Stereo" em parceria com o Dj Ideal, onde colocou batidas clássicas do rock em sintonia com suas rimas.
Afim de chamar a atenção de alguma produtora, continuou na tentativa de lançar mixtapes que agradacem o público, Yelawolf lança então no começo de 2010 a mixtape "Trunk Muzik" que conta com a participação do respeitado rapper Raekwon na faixa "I Wish", a mixtape chamou atenção desta vez, o que fez com que Atha conseguisse o selo da Ghet-O-Vision Entertainment e Interscope Records.
Ainda em 2010, ele fez uma aparição no Bizarre Friday Night em St. Andrews , no álbum de Big Boi , Paul Wall e Juelz Santana . Sua mixtape, Trunk Muzik 0-60 , foi o seu primeiro projeto com uma grande gravadora, e foi lançado em 22 de novembro de 2010 sob o selo Ghet-O-Vision Entertainment e Interscope Records.
O sucesso veio então a tona, juntamente com o lançamento do clipe da faixa Pop the Trunk, Yelawolf chamou nada mais nada menos que a atenção do famoso rapper de Detroit, Eminem. Slim Shady viu ali um talento diferente, do qual gostou muito e o levou a assinar com a sua gravadora "Shady Records". Em entrevista à revista Vibe, Yelawolf disse que assinou com a Shady Records após uma reunião em Detroit com Eminem e o empresário Paul Rosemberg. "Quando eu liguei para minha mãe para contar, ela começou a chorar, ela estava muito feliz por mim. Ela sabe o quanto o Eminem é grande e nunca imaginou que eu chegaria neste nível", lembrou. Atha foi destaque na capa da XXL na edição de março de 2011, ao lado de Eminem e do novo companheiro na Shady Records, Slaughterhouse.
A partir daí, a mídia em torno do rapper do Alabama cresceu a passos gigantes, fazendo com que ele pudesse enfim, trabalhar no seu segundo álbum de estúdio "Radioactive" em seis anos, com a ajuda de Slim Shady, Yelawolf tem tudo pra se firmar cada vez mais no jogo. Agora sua trajetória rumo ao reconhecimento está apenas começando!